21 de jul. de 2010

Tutorial: como descobrir palíndromos?

Pouca gente sabe que existe algo chamado "síndrome do palindromista". Quem tem, no entanto, sabe bem do que estou falando. Mais do que uma simples doença, é uma obsessão que se faz presente a todo momento. Por isso, uma dica, se você não quer contraí-la, é melhor parar de ler essa postagem agora. Não que ela seja automaticamente transmissível, mas é um risco, pois sua percepção sígnica nunca mais será a mesma.

O nome desse tutorial é "como descobrir palíndromos?". A palavra descobrir está aí, pois as os palíndromos já existem, só precisam ser organizados e causar a feliz epifania no desbravador da língua. Muitos são os relatos de pessoas que julgavam ter "criado" uma frase palindrômica e depois de uma busca rápida no google perceber, enrubescido, que uma miríade de pessoas já tinham reorganizado aquelas palavras e criado a sentença espelhada.

Então, meu caro leitor, o caso aqui não é lutar por uma autoralidade, mas sim exercitar sua capacidade de lidar com algo novo.

O primeiro passo é escolher uma palavra sem duplas consoantes. Elas só devem ser utilizadas no meio das frases palindrômicas.

Para facilitar, peguemos um palíndromo curto e clássico (e que foi um dos que achei que tinha descoberto). Claro, trata-se de um palíndromo sedutor, já que envolve a palavra "caos", um tanto sugestiva quando se está obcecado.

Então temos o CAOS. O que fazer?

A primeira atitude é invertê-la e ver no que dá: SOAC.

Se não vejamos: rapidamente a palavra SOA destaca-se e deixa o C avulso: SOA C.

Já sabemos como a frase começa e termina: SOA e CAOS, e que temos um C que precisa ser utilizado aí no meio.

Agora é preciso começar a pensar em qual palavra poderia encaixar-se aí. Existem palavras que costumam servir muito bem nesse estágio: ESSE, por exemplo, pois é um palíndromo natural. Nesse caso, no entanto, ela não nos ajuda em nada, a não ser que queiramos dizes SOA CESSE CAOS, o que não faz muito sentido.

A palavra COMO, por outro lado, logo aparece como uma grande opção.

Enfim, temos SOA COMO CAOS. Uma bela e simples frase de duas vias.

Mas esse é só um exemplo. Preste atenção no que está ao seu redor. Se por ventura você está procurando apartamento, vai se deparar com muitas placas de ALUGA. Que tal invertê-la e descobrir uma ótima sentença: A GULA ALUGA.

Bom, as dicas já estão aí, agora é se divertir tentando achar frases com essa característica. O primeiro sintoma de que a síndrome já se estabeleceu será ficar feliz ao ver o relógio marcar 20:02.

Se quiser saber mais sobre o tema, leia a excelente matéria na piauí, clique aqui.

Nenhum comentário: